Como crescer na crise, mantendo investimentos seguros visando o futuro

Thomas Edison, o criador da lâmpada, certa vez disse: “Sorte é quando a oportunidade encontra o planejamento”. Hoje, séculos depois, vivemos momentos em que a citação de Edison não poderia se mostrar mais verdadeira.

Neste momento, vivemos crises de incertezas econômicas, políticas e sociais tanto no Brasil como no exterior. As mudanças em tempos de internet 3.0 criam novos desafios para que as empresas consigam compreender e reagir aos desejos e aspirações de seu público alvo.

Até mesmo os públicos-alvo têm mudado suas preferências com uma velocidade tão desconcertante que são necessários algoritmos avançados para observarmos as tendências do mercado e as oscilações na imagem das marcas.

Entretanto, em meio a um período de tantos questionamentos e incertezas, como saber direcionar melhor os investimentos de tempo e recursos da sua empresa?

Dentro da crise, existem diversas oportunidades: mudança de foco, diversificação da atuação, ampliação da participação no mercado, lançamento de novos produtos entre outros.

Para que estas oportunidades sejam aproveitadas de forma segura, é importante voltar-se para o pilar de toda organização comercial: A mente do consumidor.

Pesquisando o consumidor

Um exemplo emblemático sobre como podemos crescer durante a crise vem de uma empresa nacional de pacotes turísticos.

Com o crescimento da renda da classe média e por consequência das viagens internacionais na última década, a companhia investiu em pacotes que incluíam roteiros pela Europa, EUA e Ilhas Caribenhas.

Com a chegada da crise a partir de 2014, o fluxo de clientes com orçamento para este tipo de roteiro caiu drasticamente. Em meio a esta situação, a empresa passou a investir em uma nova modalidade de viagens: Intercâmbios educacionais.

A grande ideia por detrás desta estratégia foi a análise de que em um país em crise, com alta taxa de desemprego, provavelmente existirão cada vez mais dois tipos de público:

Um mais abastado, que frente ao desemprego decide exilar-se temporariamente e aperfeiçoar idiomas ou realizar cursos de extensão, e outro público com menor poder aquisitivo, mas que enxerga em um intercâmbio a oportunidade de adicionar um grande diferencial em seu currículo e assim obter maiores chances de colocação no mercado de trabalho.

O turismo de lazer deu lugar ao estudo e planejamento de futuro, e a empresa soube ler a situação por meio de uma importante ferramenta: A pesquisa de mercado.

Conhecer para conquistar

Compreender as oscilações do mercado em meio a tantas variáveis externas é uma tarefa bastante complexa.

Muitas empresas possuem dados muito amplos sobre o consumidor com quem trabalham, porém não conseguem construir uma estratégia sólida baseada nos mesmos por não saberem interpretar os desejos inconscientes e as variáveis não quantificáveis de seus consumidores em potencial.

A Focus & Field é especialista em identificar padrões de comportamento e auxiliar empresas em suas estratégias de planejamento para que os recursos de tempo e investimento sejam otimizados.

Aliando métodos quantitativos e qualitativos, fornecemos uma visão 360° seu negócio, garantindo assim que todos os próximos passos sejam dados em segurança rumo a um crescimento sustentável.

Por isso, quando a oportunidade surgir, a Focus & Field estará do seu lado para que o consumidor seja o foco da sua empresa.