Quando sua área de marketing ou desenvolvimento de produtos necessita de uma pesquisa de mercado é para receber insights de consumidores, sua opinião sobre um produto, sua percepção sobre um lançamento ou até a escolha entre opções de novidades que virão para o mercado. O compromisso com a eficiência deste resultado deve ser a base para o seu projeto, por isso a seleção adequada dos entrevistados deve ser uma das grandes preocupações na hora de colocar a sua pesquisa para acontecer.

Encontrar e selecionar os entrevistados mais adequados ao objetivo final da sua pesquisa é uma tarefa árdua, mas com estas 5 dicas infalíveis a sua chance de sucesso será bem maior.

Entenda o real objetivo da sua pesquisa

Antes de definir o público e perfil dos entrevistados, é necessário entender o real objetivo da sua pesquisa de mercado, planeje com a área solicitante o que se deve obter como resultado final, qual são os testes necessários para o seu produto, qual opinião decisiva deve ser levantada. A partir daí é possível traçar o perfil ideal dos entrevistados, onde ele estão, como eles devem ser e qual as características são esperadas.

Crie um canal de captação de potenciais entrevistados

Uma boa forma de ser assertivo na seleção dos entrevistados desejados é manter um banco de dados detalhado dos seus consumidores, além dos dados cadastrais básicos, exija informações que apontem as características mais importantes para o seu negócio, detalhes que demonstrem mais da personalidade, hábitos e comportamentos dos seus potenciais entrevistados. Estimule os cadastrados a atualizar, periodicamente, suas informações, mantendo o banco sadio e pronto para ser utilizado a qualquer hora.

Critérios para definição do público

Com as informações levantadas no planejamento e com o banco de dados em mãos é possível estabelecer quais são os melhores critérios de seleção do público-alvo da sua pesquisa. Estabeleça todas as características que te interessam: localização, idade, sexo, renda, hábitos de consumo, etc. Tenha muito cuidado na hora de estabelecer estes filtros, pois algumas características podem ser conflitantes, diminuindo drasticamente o número de respondentes habilitados para sua pesquisa. Outro ponto importante é não criar muitas exigências que não sejam tão relevantes para o resultado final da sua pesquisa, também restringindo demais o número de potenciais entrevistados.

Como alcançar um público muito específico?

Caso você não conte com uma base de dados completa ou defina que o melhor é fazer uma pesquisa de rua ou em estabelecimentos comerciais, mas mesmo assim seu projeto exige que o público seja bem específico, utilize as perguntas iniciais de seu questionário para estabelecer o filtro necessário. Por exemplo, se você precisa de entrevistados que tomem café espresso diariamente, faça essa pergunta primeiro, caso a resposta seja afirmativa, siga com a entrevista, caso contrário encaminhe para perguntas que questionem o motivo ou encerre o questionário. Dessa forma seu resultado será mais assertivo e seus entrevistadores não perderão tempo com entrevistas que não serão utilizadas no seu processamento.

Prepare seus entrevistadores

De nada adianta definir um perfil específico de entrevistados se seus entrevistadores não estiverem preparados para falar com este público. Uma vez definido o perfil dos pesquisados, monte seu questionário com a linguagem mais apropriada aos consumidores selecionados. Se o público for jovem, prepare perguntas que estejam alinhadas com a forma de comunicação deles, sem muita formalidade e com textos que sejam diretos e de fácil interpretação, caso a entrevista seja com executivos, se preocupe com a formalidade e com textos que façam sentido ao ambiente corporativo. Selecione entrevistadores que tenham perfil para a linguagem utilizada, durante a instrução reforce a importância de se manter uma comunicação direta com o entrevistado, ganhando sua empatia e garantindo o pleno entendimento do questionário.